ESTRATÉGIAS DE ENSINO E REABILITAÇÃO INTELECTUAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Palavras-chave:
Aprendizagem, Desenvolvimento Humano, Inclusão, MediaçãoResumo
Esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, investigou as estratégias de ensino adotadas em um Centro Especializado de Reabilitação Intelectual, Física e Visual (CERIFV) e em uma escola de Educação Básica, com o objetivo de identificar aquelas com potencial pedagógico para favorecer a aprendizagem de conhecimentos escolares e analisar suas implicações no processo de reabilitação intelectual de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A produção dos dados envolveu observações, aplicação de questionários e a realização de entrevistas com nove profissionais atuantes no CERIFV, bem como observações de aulas ministradas por duas professoras e uma monitora em uma turma do Ensino Fundamental que incluía uma criança com TEA. A análise dos dados, orientada pela perspectiva da psicologia histórico-cultural, evidenciou que a compreensão das singularidades das crianças com TEA é fundamental para a construção de práticas pedagógicas que tenham sentido para os estudantes e para o professor. Os resultados ressaltam a relevância de abordagens personalizadas e do trabalho colaborativo entre a escola e os serviços especializados como elementos essenciais para a promoção do desenvolvimento humano em sua forma mais elevada, para a efetivação da inclusão e para a qualificação dos processos educativos.