PERCEPÇÃO ESCOLAR E MONOCULTIVO DO AÇAÍ EM IGARAPÉ-MIRI: UMA ANÁLISE CRÍTICA ATRAVÉS DO ESTADO DA ARTE
Keywords:
Monocultivo do açaí, Percepção ambiental, Educação ambiental, Igarapé-Miri, AmazôniaAbstract
O monocultivo do açaí, prática em expansão na região amazônica, apresenta impactos socioambientais e culturais significativos, especialmente em municípios como Igarapé-Miri, onde a atividade se destaca economicamente. Este artigo analisa a percepção dos estudantes de Igarapé-Miri sobre o monocultivo do açaí e suas implicações para a educação e a sustentabilidade local. Utilizando a metodologia de revisão sistemática da literatura, seguindo os critérios PRISMA, e consultando as bases de dados Scopus e Web of Science (2010-2023), investigou-se as interações entre educação, cultura e meio ambiente no contexto do monocultivo. Nessa pesquisa buscou-se (i) revisar a literatura estudantes em contextos de monocultivo, com ênfase no açaí; (ii) identificar suas preocupações e opiniões sobre os impactos do monocultivo na biodiversidade e na cultura local; e (iii) avaliar como a educação formal (escolarizada) e informal (experiências familiares, comunitárias e contato com a natureza) influencia suas percepções sobre práticas sustentáveis e conservação ambiental. Partindo da hipótese de que a percepção dos estudantes é moldada por fatores culturais, sociais e educacionais, refletindo diferentes níveis de compreensão e engajamento em relação à sustentabilidade, a pesquisa visou construir um arcabouço teórico que identifique lacunas no conhecimento e proponha intervenções educativas para fomentar uma visão mais holística e crítica sobre o cultivo do açaí. Espera-se que este estudo contribua para o debate sobre práticas educativas e sustentáveis em contextos de intensificação agrícola, destacando a importância da formação de jovens críticos e conscientes dos desafios socioambientais relacionados ao monocultivo.