EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO: PERSPECTIVAS DOS DOCENTES QUE LECIONAM PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Keywords:
Educação Matemática e Inclusão, Professores, Ensino FundamentalAbstract
A inclusão das pessoas com deficiência tornou-se um desafio para as escolas, e embora já seja reconhecida legalmente percebe-se que está sendo cumprida lentamente. Na antiguidade o deficiente era excluído da sociedade sem direito a educação e muito menos a vida. Por isso os objetivos dessa pesquisa são: verificar de que forma está sendo realizada a inclusão de alunos com deficiência nas Escolas de Ensino Fundamental I de Humaitá-AM; Identificar as formações que os docentes participaram para acolher aos alunos com deficiência. A pesquisa é de abordagem qualitativa, baseados nos estudos de Marconi e Lakatos (2002). Os instrumentos de coletas de dados foram: pesquisa bibliográfica, a elaboração de uma entrevista com questões abertas destinadas aos professores, tendo como objetivo analisar o uso de técnicas didáticas no processo de ensino de matemática. Diante das informações contidas nesse estudo pode-se concluir que é importante mencionar que podem ser considerados como sendo atividades sociais privilegiadas de interação específica por permitir a interação, construção do conhecimento da realidade vivenciado pelas crianças. Foram relatadas pelos entrevistados diversas dificuldades em termos pedagógicos e metodológicos, o que sugere a necessidade de ampliar a reflexão sobre a educação matemática e inclusão nas séries iniciais do ensino fundamental.