PEDRO TEIXEIRA DE VASCONCELOS E O FOLCLORE NA ESCOLA

Autores

  • Telma César

Palavras-chave:

Professor Pedro Teixeira de Vasconcelos, Folclore, Escola

Resumo

Esse artigo discorre sobre a trajetória do professor e folclorista alagoano Pedro Teixeira de Vasconcelos abordando o projeto pedagógico por ele desenvolvido em escolas alagoanas com o ensino das danças folclóricas alagoanas e seu papel na continuidade da tradição do coco de roda em Alagoas. O estudo integrou  nossa pesquisa de doutorado, na qual investigamos as dimensões da prática do coco de roda, dança da tradição popular alagoana, na construção dos processos identitários dos jovens do grupo Xique – Xique. Para a produção de dados foram realizadas pesquisa bibliográfica e entrevista compreensiva com folcloristas alagoanos/as, ex-alunos/as e familiares do referido professor. O estudo da gênese do folclorismo na Europa dos séculos XVIII e XIX e sua reverberações sobre o movimento folclórico brasileiro, assim como as discussões sobre as noções de tradição no mundo contemporâneo fez-se fundamental para contextualizar as ideias e ideais que nortearam a projeto pedagógico do referido professor. Ao tempo em que ressaltamos a importância do trabalho desenvolvido por Pedro Teixeira de Vasconcelos, visamos colaborar com as discussões acerca do uso do folclore na educação. O estudo demonstrou a relevância desse educador para a continuidade da tradição do coco de roda alagoano mediante as reverberações de seu trabalho na adesão da juventude local à essa pratica dançante.

DOI: 10.56238/IIIEducationCongress-005

Downloads

Publicado

2025-06-11