LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Maria da Conceição Alves Bezerra

Palavras-chave:

Laboratório de Educação Matemática, Teoria da Objetivação, Matemática Recreativa, Formação Inicial de Professores de Matemática

Resumo

O Laboratório de Educação Matemática desempenha papel importante na formação de professores de Matemática, ao promover a aproximação dos licenciandos com a realidade educacional e incentivá-los a refletir sobre as diversas problemáticas relacionadas à formação docente e ao ensino da Matemática. Dessa forma, nossa pesquisa teve como objetivo investigar contribuições do Laboratório de Educação Matemática, por meio do uso de tarefas de Matemática Recreativa, na perspectiva da Teoria da Objetivação, para a formação inicial de professores de Matemática. Para alcançar esse objetivo, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, e fundamentou-se em três eixos centrais para a compreensão de práticas inovadoras na formação docente e no ensino de Matemática: o Laboratório de Educação Matemática, a Teoria da Objetivação e a Matemática Recreativa. Como resultado, a experiência vivenciada no Laboratório de Educação Matemática do IFRN – Campus Ceará-Mirim, por meio do desenvolvimento de tarefas de Matemática Recreativa na perspectiva da Teoria da Objetivação, contribuiu para a formação crítico-reflexiva dos licenciandos em Matemática.

DOI: 10.56238/IIIEducationCongress-004

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Publicado

2025-06-11