EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ezequiel da Cruz Lima
  • Hercília Araújo Santos
  • Ênio Vieira Alves da Silva
  • Renata Vieira de Sousa Silva
  • Millena Raimunda Martins de Almeida Carvalho
  • Gecivaldo Benicio da Cruz Silva
  • Antônio Aurélio Barbosa de Sousa
  • Teresa Maria Barros e Silva

Palavras-chave:

Educação Inclusão, Crianças, Educação Infantil, Formação

Resumo

Este artigo científico aborda a importância da educação inclusiva na educação infantil, visando garantir o acesso e a participação de todas as crianças, independentemente de suas diferenças e necessidades. O objetivo deste estudo é analisar os desafios para a implementação efetiva da educação inclusiva na educação infantil e como a mesma pode ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades sociais e emocionais. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, com abordagem qualitativa, analisando documentos escritos, como artigos científicos, entre outros. Os resultados mostram que a educação inclusiva na educação infantil pode ajudar as crianças a desenvolverem uma atitude positiva em relação à diversidade e a aprender a conviver com as diferenças. Além disso, os educadores desempenham um papel fundamental na promoção da educação inclusiva, criando um ambiente acolhedor e respeitoso, onde todos os alunos possam se sentir valorizados e tenham oportunidades iguais de sucesso.

DOI: 10.56238/IIIEducationCongress-001

Downloads

Publicado

2025-06-11