TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: TRABALHANDO COM A POTENCIALIDADE, INCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR

Autores

  • Verônica van Dijk Kawagushi

Palavras-chave:

Espectro Autista, Inclusão Escolar

Resumo

O texto aborda a evolução do conceito de autismo, desde sua introdução por Eugen Bleuler em 1911 até a consolidação do termo "espectro autista", destacando as contribuições de Leo Kanner e Hans Asperger. Explora as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), como déficits na comunicação e comportamentos repetitivos, e sua classificação em três níveis de suporte. Enfatiza a importância da inclusão escolar e social, com legislações como a Lei nº 12.764/2012, mas aponta a falta de preparo das escolas e professores para atender alunos com TEA. A pesquisa realizada com cuidadores e professores revela demandas por capacitação docente e equipes multidisciplinares. Conclui que a escola é essencial para a inclusão, mas necessita de melhorias significativas para garantir uma educação eficaz.

DOI: 10.56238/sevenVhealth2025-018

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Publicado

2025-04-15