FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTRATÉGIAS DE AUTORIA DE NARRATIVAS DIGITAIS INTERATIVAS

Autores

  • Priscila Casitoni Isele
  • Marcelo Magalhães Foohs

Palavras-chave:

Narrativas digitais, Pensamento computacional

Resumo

As narrativas digitais interativas (NDI) surgem como uma ferramenta pedagógica inovadora, integrando tecnologia e narrativa para estimular criatividade, pensamento computacional e coesão textual no ensino fundamental. Utilizando o Scratch, professores criaram fábulas interativas em um curso de formação, explorando multimídia e interatividade para engajar estudantes. O estudo destaca que as NDI promovem aprendizagem significativa ao combinar texto, som e escolhas do usuário, mas exigem competências como abstração e algoritmização. A pesquisa analisa o impacto dessa autoria na formação docente, identificando avanços e desafios na implementação. Resultados apontam a necessidade de capacitação para aproveitar plenamente o potencial das NDI na educação.

DOI: 10.56238/sevenVIImulti2025-036

Downloads

Publicado

2025-03-21