A AUTOMATIZAÇÃO NO RETALHO: REFLEXÃO SOBRE VANTAGENS E INCONVENIENTES DAS LOJAS AUTÔNOMAS
Palavras-chave:
Lojas autônomas, Consumidor, Processo de compra, PersonalizaçãoResumo
A tecnologia evolui a um ritmo imparável. O setor do retalho convencional tem vindo a adaptar-se às inovações tecnológicas. Atualmente, emergem as denominadas lojas autónomas, que podem ser entendidas como sendo espaços comerciais nos quais a intervenção humana dos lojistas no processo de compra é abolida. O objetivo do presente artigo é o de, através de uma pesquisa bibliográfica, refletir sobre as vantagens e inconvenientes do processo de compra nas lojas autónomas. Consultada alguma literatura recente sobre o tema, conclui-se que o consumidor se encontra perante uma nova forma de comprar, cada vez mais personalizada e autónoma, com impactos positivos na eliminação de filas de espera, na redução dos prazos, no acesso a loja 24 horas por dia, entre outros. Por sua vez, o empresário obtém uma maior fluidez no interior da loja, reduz custos, incentiva a fidelização e vê o processo de reposição nas prateleiras facilitado. Do ponto de vista dos inconvenientes, destaca-se a redução de postos de trabalho e as dificuldades no processo para pessoas mais idosas ou com dificuldades em manusear as tecnologias envolvidas no processo.