TURISMO ARQUEOLÓGICO E O SEU VALOR ECONÔMICO INCLUSIVO E CULTURAL: APLICAÇÃO DESSES CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E GEOGRAFIA

Autores

  • Ricardo Aparecido Campos
  • Carla Holanda da Silva
  • Gabriela Helena Geraldo Issa Mendes
  • Amália Rebouças de Paiva e Oliveira
  • Carla Gomes de Araujo
  • Coaracy Eleutério da Luz
  • Juliana Telles Faria Suzuki
  • Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira
  • Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa
  • Crislaine Santos da Silva

Palavras-chave:

Turismo Arqueológico, Desenvolvimento Local, Inclusão Social, Preservação Cultural, Educação Inclusiva, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo aborda a relação entre o turismo arqueológico e sua aplicação no desenvolvimento local, com foco na inclusão social e na preservação cultural e histórica. Busca explorar o valor econômico, inclusivo e cultural do turismo arqueológico, analisando como esse campo do conhecimento pode ser aplicado na educação e no ensino de disciplinas como Ciências, Matemática e Geografia. A partir da análise de projetos como o TURARQ e a Rede Caiçara, destaca-se a importância da participação ativa da comunidade local no processo de estruturação e gestão do turismo, garantindo que o desenvolvimento seja sustentável e respeite a identidade cultural dos territórios. Além disso, o artigo discute como o ensino de Ciências, Matemática e Geografia pode ser integrado ao turismo arqueológico, com ênfase no ensino inclusivo, atendendo às necessidades de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades. Conclui-se que o turismo arqueológico, aliado à educação inclusiva e à valorização do patrimônio cultural, pode promover um desenvolvimento mais justo, sustentável e socialmente responsável.

DOI: 10.56238/sevenVIImulti2025-022

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Publicado

2025-03-14