Ansiedade em estudantes de medicina: Uma revisão integrativa

Autores

  • Yuri Felix Pedra
  • Carlos José Ferreira Lopes
  • Clayrton de Barros Pereira
  • Diego Vinícius Nogueira da Silva
  • Stephanie Oliveira Cardoso de Sá
  • Renata Dellalibera-Joviliano

Palavras-chave:

Ansiedade, Transtornos de Ansiedade, Estudantes de Medicina

Resumo

A ansiedade é classificada, através do Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais em ansiedade normal e patológica, a ansiedade patológica ocorre quando essa emoção causa uma sensação desagradavel no portador, enquanto a ansiedade normal é desenvolvida evolutivamente no indivíduo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que uma taxa de 3,7% da população mundial sofre desse transtorno. Esse sentimento quando é caracterizado como patológico gera um impacto negativo na qualidade de vida dos portadores, influenciando a saúde física, psicológica, condição de vida e relações sociais, desse modo, a qualidade de vida dos indivíduos é impactada negativamente. Nesse sentido o presente estudo busca, destacar a presença desse transtorno em estudantes do curso de medicina, através da literatura publicada nos últimos anos. Num recorte de 10 trabalhos acerca do tema, verificamos que a OMS destaca que 3.7% da população mundial sofre desse transtorno; entretanto, através dos estudos é possível notar uma taxa superior a 3,7%. Além disso, pesquisas demonstraram que além da ansiedade, estudantes de medicina possuem privação do sono que pode impactar negativamente a qualidade de vida dos estudantes. Em suma, é importante compreender e classificar a ansiedade patológica em estudantes de medicina, a fim de evitar o desenvolvimento desse transtorno nessa população que sofre do transtorno e enfrenta fatores externos à sua formação, para obter uma melhora na qualidade de vida desses indivíduos.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-011

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Publicado

2025-02-05