A influência do marketing sensorial na percepção de valor de potenciais consumidores de uma bicicleta seminova: Um estudo experimental
Palavras-chave:
Marketing sensorial, Percepção de valor, Bicicletas seminovas, Contexto visual, LayoutResumo
Este estudo propõe investigar a influência do marketing sensorial na percepção de valor de potenciais consumidores de bicicletas seminovas. O problema de pesquisa aborda se o contexto visual, incluindo um cenário “clean” versus um cenário “poluído”, impacta a percepção de valor de consumidores relativamente experientes em relação a bicicletas seminovas. O objetivo é compreender como elementos visuais, incluindo o contexto e o layout, moldam a percepção dos consumidores e influenciam suas decisões de compra. A revisão da literatura destaca estudos relevantes sobre o impacto do layout na percepção de valor e explora a conexão entre o marketing sensorial e as decisões de compra. As hipóteses formuladas testam a diferença estatística no valor atribuído a bicicletas seminovas com base em diferentes contextos visuais, utilizando o Teste Mann-Whitney-Wilcoxon. O método adotado será um design experimental entre grupos, usando o método Completely Randomized Designs (CRD), com recrutamento de participantes online. Os resultados demonstram que a condição do produto, seu histórico de uso e renda disponível de potenciais clientes superaram a influência do apelo visual na formação da percepção de valor desse produto em ambiente online.