O Modus Operandi do Psicopata Corporativo: Análise da revisão de literatura

Autores

  • Paulo Roberto Peixoto Lima de Santana
  • Luana das Graças Queiróz de Farias

Palavras-chave:

Psicopatia Corporativo, Psicopata Corporativo, Modus Operandi, Manipulação

Resumo

A escassez de pesquisas sobre psicopatas corporativos no Brasil despertou o interesse do presente estudo. O objetivo principal foi analisar e explicar o modus operandi adotado por psicopatas em empresas, com base na literatura especializada. Para isso, a pesquisa, de caráter exploratório, utilizou a revisão bibliográfica como metodologia, consultando livros, artigos científicos e sites. Os resultados revelaram que a maioria dos autores concorda sobre as características do psicopata corporativo, como a busca por poder e controle, a manipulação de colegas e a exploração de culturas organizacionais disfuncionais. No entanto, há divergências sobre a definição, nomenclatura, origem e classificação da psicopatia. O estudo conclui que a psicopatia corporativa é um problema real e que mais pesquisas são necessárias para compreendê-lo e combatê-lo. A identificação e o enfrentamento desse perfil são cruciais para proteger as vítimas e as organizações dos impactos negativos da psicopatia corporativa.

DOI: 10.56238/ICongressSevenAppliedSocialSciences-006

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Publicado

2024-10-04