Avaliação da qualidade de ensino do Projeto Colibri sob a ótica dos egressos

Autores

  • Marisa Helena de Oliveira Silva
  • Lígia Gomes Elliot

Palavras-chave:

Projeto Colibri, Avaliação, Escolas Militares, Escolas Técnicas

Resumo

Programas que se dedicam a melhorar a qualidade de vida de jovens e adolescentes em situações de vulnerabilidade social, econômica e cultural são relevantes, pois contribuem para a redução das desigualdades, a promoção da cidadania, a conscientização social e a transformação coletiva. O Projeto Colibri é um desses programas. Implementado na Base Aérea dos Afonsos em 1º de julho de 1991, uma das Organizações Militares da Força Aérea Brasileira, a proposta do programa é proporcionar direcionamento profissional a alunos de baixo poder aquisitivo, oriundos de escolas municipais cariocas, preparando-os para concursos de admissão em escolas de ensino médio militares (Escola Preparatória de Cadetes do Ar e Colégio Naval) e civis federais ou estaduais (Instituto Federal do Rio de Janeiro, Colégio Pedro II, Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Cap-UERJ, entre outras). Assim, o objetivo deste artigo é avaliar a qualidade do ensino no Projeto Colibri sob a ótica dos alunos egressos. A metodologia empregada no estudo é quantitativa-descritiva, por meio da aplicação de um questionário, e qualitativa, mediante a realização de entrevista. O questionário é baseado no modelo utilizado pelo SINAES/INEP (2008) e a entrevista é estruturada. A pesquisa abrange o período de 2018 a 2022 e foi respondida por 30 egressos do Projeto Colibri. Os participantes emitiram suas opiniões e considerações sobre o curso, principalmente no que se refere ao ensino. Os resultados mostram que o curso ministrado no Projeto é de alta qualidade e propiciou a aprovação dos egressos em variadas instituições de ensino militares ou civis. Observa-se que o Projeto Colibri impactou a vida desses jovens, tornando-os economicamente produtivos e aprimorando o bem-estar de cada um.

DOI: https://doi.org/10.56238/IIEducationCongress-029

Publicado

2024-08-07