Trabalho docente: Seus impactos na saúde dos professores de Língua Portuguesa e Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino no município de Palmas/TO

Autores

  • Carlos de Lima Furtado
  • Rosy Franca Silva Oliveira
  • Silvinia Pereira de Sousa Pires
  • Nilton Pinheiro de Carvalho
  • Paulo Fernando Martins
  • George França dos Santos

Palavras-chave:

Trabalho docente, Impacto na saúde, Adoecimento, Educação

Resumo

O estudo visa discutir sobre o problema norteador da pesquisa Trabalho Docente e Saúde, e tem como desdobramento analisar e identificar as principais causas de afastamento dos professores, devido à problemas de saúde. Diante disto surge a seguinte problemática: Quais prejuízos educacionais na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática causados pela ausência dos professores em 2 (duas) escolas da rede estadual de ensino de Palmas - TO? Com o objetivo de analisar se há ou não prejuízos educacionais na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática em turmas de 9º ano do ensino fundamental, causado por ausência dos professores por motivo de doença na prática docente em duas escolas da rede estadual de ensino de Palmas, Tocantins, no ano de 2025.Quais as patologias mais comuns entre os professores desta rede? O foco deste estudo é conhecer as principais causas do adoecimento dos docentes? Quais as consequências no ensino de língua portuguesa e matemática, causada pela ausência dos respectivos professores afastados por motivo de adoecimento? O estudo tem base em pesquisa qualitativa, bibliográfica e análise documental. O Projeto justifica-se na medida em que visa atender a linha de pesquisa Linha 2: Métodos e técnicas de ensinar e apreender na educação básica. Evidenciando que cada vez expressão tem sido usada para designar “os efeitos permanentes de caráter negativo que afetam a personalidade do professor como resultado das condições psicológicas que o trabalho docente comporta” produzindo assim, um ciclo degenerativo da eficácia docente. A nossa proposta é criar um material didático e instrucional. Tal documento servirá de apoio técnico referencial os profissionais da educação básica.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevenVImulti2024-118

Publicado

2024-08-06