A inclusão de alunos com TEA na educação física escolar nos anos iniciais: Desafios e benefícios

Autores

  • Lillian Luciana Barroso
  • Rodrigo de Magalhães Vianna

Palavras-chave:

TEA, Educação física escolar, Ensino Fundamental, Inclusão.

Resumo

O estudo explora a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Física Escolar, destacando os desafios nas áreas de interação social, comunicação e transição entre atividades. O TEA, caracterizado por dificuldades na comunicação e padrões repetitivos de comportamento, apresenta variações em gravidade, desde leve a severo. No Brasil, legislações como a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional garantem a inclusão e a qualidade da educação para pessoas com deficiência. O estudo qualitativo visa analisar como as aulas de Educação Física podem beneficiar alunos com TEA, promovendo integração social e desenvolvimento motor.

DOI: https://doi.org/10.56238/IIEducationCongress-022

Publicado

2024-07-26