Práticas pedagógicas avançadas com uso de metodologias ativas de ensino em Desenho Técnico na Engenharia

Autores

  • Paulo Apicelo de Souza Pereira
  • Jackson Silverio de Souza

Palavras-chave:

Desenho Técnico, Metodologias ativas, Computação gráfica, Ensino.

Resumo

O artigo tem como temática principal a aplicação de novas ferramentas tecnológicas e aprofundamento de conteúdos e conhecimentos na disciplina de Desenho Básico do curso de Engenharia de Produção da UFF de Rio das Ostras. O trabalho foi conduzido por meio do coordenador com o apoio de um monitor e da exploração de Metodologias Ativas de Aprendizagem, com o objetivo de desenvolver o protagonismo do aluno na construção do conhecimento. Foi incentivado o trabalho em equipe e o compartilhamento de ideias, o que contribuiu para um ambiente de aprendizagem dinâmico e colaborativo, inclusive com o uso do AUTOCAD para a elaboração dos desenhos e participação em seminários. Os resultados foram positivos, visto que despertou maior interesse dos alunos e os aproximou da realidade do mercado de trabalho.

DOI: https://doi.org/10.56238/IIEducationCongress-016

Publicado

2024-07-26