Diversidade na escola: Promovendo a inclusão com a Turma da Mônica

Autores

  • Biannca Lara Lima Botelho
  • Delza Cristina Guedes Amorim

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Prática pedagógica, Deficiências, Oficina.

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre uma oficina conduzida em colaboração com uma turma da Escola Municipal Professora Luiza de Castro Ferreira e Silva, em consonância com uma atividade proposta pela disciplina de Prática Pedagógica, com o intuito de abordar o tema da educação inclusiva junto à comunidade. O público-alvo selecionado foi um grupo de 40 alunos, com idades entre 9 e 12 anos. Foram realizadas atividades dinâmicas e participativas, visando proporcionar-lhes um maior entendimento sobre algumas deficiências e suas particularidades, utilizando, como recurso, os personagens da série de animação "Turma da Mônica", que possuem tais representações. A partir dessas atividades, foi elaborado um mural com desenhos feitos pelas crianças, o qual foi exposto para a turma de Licenciatura em Química. Essa experiência contribuiu significativamente para a ampliação do conhecimento dos alunos sobre o tema abordado, promovendo assim uma maior inclusão e respeito em relação ao próximo.

DOI: https://doi.org/10.56238/IIEducationCongress-006

Publicado

2024-07-24