A compreensão leitora com pronome nulo modulado pelo traço gênero com falantes bilíngues de espanhol/L2 e português brasileiro/L1: Uma contribuição ao ensino da gramática espanhola no curso superior

Autores

  • Rita de Cassia Freire de Melo Goldbaum
  • Maria Alexsandra Barbosa da Silva Santos

Palavras-chave:

Correferência, Pronome nulo, Compreensão leitora.

Resumo

O objetivo geral deste estudo é avaliar como o gênero auxilia na compreensão da leitura, especificamente observando a correferência anafórica com estudantes universitários bilíngues de espanhol/L2 e português brasileiro/L1. A metodologia consiste de estímulos escritos, sentenças divididas em segmentos, conforme o requerido pela técnica experimental da leitura off-line. Ao todo, serão usados 42 estímulos, sendo 16 experimentais e 26 distratores seguidas de uma pergunta de compreensão sobre a preferência da retomada. As frases experimentais serão compostas por orações subordinadas adverbiais temporais compreende a análise da retomada da leitura diante de possíveis antecedentes do pronome nulo, bem como a comparação entre diferentes tipos de retomada e a verificação do papel do traço gênero no adjetivo na tomada de decisão de 08 estudantes universitários. A justificativa ressalta a importância de entender a correferência anafórica em contextos bilíngues, especialmente na língua espanhola, e destacar a carência de estudos nessa área. Os resultados o gênero na interpretação pronominal e a identificação de estratégias facilita a compreensão de falantes bilíngues. Conclui-se que este estudo pode gerar percepções valiosos para a didática de línguas e promover avanços na compreensão dos processos linguísticos em contextos bilíngues.

DOI: https://doi.org/10.56238/IIEducationCongress-003

Publicado

2024-07-24