Viabilidade econômica do equipamento de campimetria computadorizada e custos do procedimento

Autores

  • Alicia D. Pereira

Palavras-chave:

Análise de custos, Procedimentos oftalmológicos, Precificações e viabilidade econômica.

Resumo

Este artigo descreve um estudo de caso sobre a viabilidade econômica e aquisição de um equipamento de Campimetria Computadorizado em um estabelecimento particular da saúde ocular. Os custos em saúde têm aumentado de maneira significativa e um bom planejamento deve envolver análise destes custos, usando informações atuais e fazendo previsões adequadas para o futuro. A campimetria computadorizada é utilizada para diagnóstico e monitoramento de diversas doenças oculares, especialmente aquelas que afetam a visão periférica, como o glaucoma . A pesquisa resultou em um equipamento novo, com inovações significativas em relação aos principais aparelhos disponíveis no mercado e a um custo mais baixo. O objetivo é avaliar a viabilidade econômica e calcular os custos do procedimento campo visual, utilizando uma metodologia para aprimorar a precificação. Entende-se que viabilidade ecônomica e a precificação estão relacionadas à descentralização estrutural da organização hospitalar. Além disso, é importante destacar o engajamento de todos os colaboradores e médicos para excecução do procedimento médico.

Considerando a disseminação dos custos fixos diante da diversidade dos serviços prestados, os dados utilizados foram coletados por meio das análises de relatórios financeiros gerenciais e de entrevistas com os colaboradores. Os métodos do modelo de custos propostos identificaram uma relação entre custo-benefício. No entanto, constatou-se que a precificação é satisfatória e enfatiza a importância do acompanhamento e controle dos custos fixos e variáveis dentro da instituição.

Os resultados da aplicação do sistema de custeio proposto é exequível e a instituição considerada de maior porte mostrou-se como a melhor relação custo x benefício, tendo em vista a disseminação dos custos fixos diante da diversidade dos serviços realizados. Quanto à relação custo versus preços constataram-se procedimentos rentáveis e outros que geram resultados pífios ou prejuízos, enfatizando-se a necessidade de controle de custos para a avaliação dos serviços, para se  utilizá-lo como balizador de preços nas negociações com planos de saúde. A conclusão do modelo proposto é aplicável com vantagens. Na medida em que contribui  para a disseminação e utilização das informações de  custos, apoia no gerenciamento e controle operacional e gera informações preponderantes nas negociações junto aos tomadores de serviços.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevenVImulti2024-100

Publicado

2024-07-22