Letramento em saúde: Construção de vídeo educativo acerca do pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica

Autores

  • Joana Angélica Marques Pinheiro
  • Marília Ximenes Freitas Frota
  • Virna Ribeiro Cestari
  • Thereza Maria Magalhães Moreira

Palavras-chave:

Cardiopatia congênita, Tecnologia em saúde, Cirurgia do coração.

Resumo

OBJETIVO: Descrever processo de construção de tecnologia educacional em saúde direcionada às mães de bebês em recuperação após cirurgia cardíaca pediátrica. MÉTODO: Trata-se de estudo metodológico composto por fases: (1) Revisão integrativa acerca da tecnologia a ser desenvolvida; (2) Diagnóstico situacional para obter conteúdo de maior demanda materna; (3) Confecção do vídeo após a validação do conteúdo por juízes com expertise. RESULTADO: Após realização de revisão integrativa e diagnóstico situacional houve definição do tipo de tecnologia e conteúdo a ser abordado, seguido de validação com posterior criação do vídeo. Seguindo letramento funcional em saúde que envolve o público-alvo, optou-se por vídeo em formato em storytelling, com linguagem acessível e lúdica, tendo o reconhecimento da mãe com a história narrada. CONCLUSÃO: O vídeo desenvolvido propôs-se a alcançar mulheres de diferentes níveis de escolaridade, funcionando como instrumento de suporte materno no momento após cirurgia cardíaca, podendo amenizar angústias e inquietações através de informação e incentivo do maternar na hospitalização.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevenVImulti2024-057

Publicado

2024-07-05