Desvelando desafios: Alfabetização inclusiva de crianças com deficiência intelectual no contexto escolar brasileiro

Autores

  • Samanta Jander Chimene Brill
  • Andreia Nakamura Bondezan

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Deficiência intelectual, Alfabetização, Inclusão escolar.

Resumo

A alfabetização de crianças com deficiência intelectual no ensino regular enfrenta inúmeros desafios, exigindo estratégias específicas por parte dos professores para superar tais obstáculos. Este estudo tem como objetivo principal analisar e compreender esses desafios, evidenciando a disparidade entre as diretrizes inclusivas e a prática educacional. Pretende-se identificar e discutir as concepções dos professores, sua formação adequada e os estigmas que impactam diretamente a aprendizagem dessas crianças. Fundamentado na abordagem Histórico-Cultural, este trabalho utilizou a metodologia de pesquisa bibliográfica, com buscas no Google Acadêmico e Scielo, utilizando palavras-chave "práticas pedagógicas", "deficiência intelectual", “alfabetização” e "inclusão escolar". Foram selecionados 311 artigos, considerando critérios de inclusão que abrangem práticas pedagógicas no ensino regular e a teoria Histórico-Cultural. Os critérios de exclusão aplicados foram artigos que não tratavam da DI,  não abordavam a teoria Histórico-Cultural e não tratavam de estratégias pedagógicas no ensino regular. Os resultados indicam que os desafios enfrentados por essas crianças vão desde a estigmatização até barreiras cognitivas e neuropsicomotoras. Embora a legislação inclusiva exista, a prática muitas vezes revela uma pseudoinclusão, destacando a necessidade de um planejamento educacional que considere o diagnóstico pedagógico e as particularidades de cada aluno. A estratégia do Ensino Colaborativo, que promove a parceria entre professores de Educação Especial e de sala comum, se mostra eficaz na superação dessas barreiras. Práticas pedagógicas inclusivas devem envolver o uso de recursos variados, atividades lúdicas e materiais concretos, como jogos de alfabetização, além da incorporação de tecnologias educacionais e exploração de contextos externos à sala de aula. A mediação pedagógica e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação são essenciais, assim como as práticas letradas diárias, incluindo a leitura de livros, jornais e revistas. O planejamento que respeita os ritmos dos alunos e incorpora processos desafiadores é crucial para uma educação verdadeiramente inclusiva.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevenVImulti2024-030

Publicado

2024-07-02