Programa Sabará Equidade Racial: Inclusão digital de meninas negras e pardas em Sabará

Autores

  • Pedro Henrique de Ávila Vasconcelos
  • Ana Luiza Baião Rodrigues
  • Lillia dos Santos Barsante Silva
  • Márcia Basília de Araújo
  • Carlos Alberto Severiano Júnior
  • Carlos Alexandre Silva

Palavras-chave:

Inclusão digital, Meninas negras, STEAM, Empoderamento feminino, Educação tecnológica.

Resumo

Este artigo relata a experiência do Programa Sabará: Equidade Racial, que promoveu a inclusão digital de meninas negras (pretas e pardas) em Sabará. Realizado pelo Instituto Federal de Minas Gerais no campus de Sabará em 2023, o programa ofereceu cursos de programação e robótica para alunas do 6º ao 9º ano de escolas públicas e privadas. O objetivo principal era não apenas promover conhecimento em tecnologia, mas também fortalecer a autoconfiança e o empoderamento feminino. A abordagem multidisciplinar visava estimular o interesse por STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e reduzir as disparidades étnico-raciais e de gênero no acesso à educação tecnológica. Essa iniciativa é fundamental para ampliar a representatividade e a participação das meninas negras e pardas no campo da tecnologia e fortalecer sua presença em áreas historicamente sub-representadas.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevenVImulti2024-028

Publicado

2024-07-02