Impacto da inovação no desempenho das pequenas e médias empresas em Angola - O caso da Província da Huíla

Autores

  • Justino Lekwa Ekuva Somandjinga

Palavras-chave:

Inovação no produto, Inovação no processo, Inovação organizacional, Desempenho, PMEs, Regressão linear.

Resumo

A inovação é identificada como a chave para a diferenciação das PMEs, aumentando a fidelização dos clientes, proporcionando maiores vendas, quota de mercado e entrada em novos mercados. O principal objectivo do presente estudo  foi de analisar o impacto da inovação no desempenho das Pequenas e Médias Empresas de Angola, especificamente as PMEs da Província da Huíla, os resultados obtidos permitem que se conclua que, as PMEs da Cidade do Lubango não são inovadoras, o que de certa forma evidencia que a inovação não é bem gerida pelos gestores das PMEs no Lubango. O terceiro objectivo era descrever os tipos de inovação usados pelos gestores das PMEs na Huíla, os resultados encontrados evidenciaram que a inovação no processo e a inovação organizacional são as mais usadas pelos gestores das PMEs na Huíla. Por fim, um dos objectivos do nosso estudo era analisar o efeito da Inovação no desempenho das PMEs no Lubango, através da aplicação do modelo de regressão e da matriz de correlações, concluiu-se que de forma conjunta, a inovação no processo e a inovação organizacional contribuem positivamente para o desempenho das PMEs na Huíla.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevenVImulti2024-027

Publicado

2024-07-02