Personalidade e consumo: A explicação da dependência em compras com base nos traços de impulsividade nos consumeristas na cidade Natal – RN

Autores

  • Nilton S. Formiga
  • Íris Cristiane Dantas
  • Ionara Dantas Estevam
  • Rafaela de Sousa Andrade Plutarco
  • Carlos Vladimir da Frota

Palavras-chave:

Impulsividade, Personalidade, Compras, Dependência.

Resumo

Este estudo tem por finalidade abordar a temática da impulsividade e dependência de compras. Considerando que as variáveis psicológicas, em especial, os traços de personalidade são determinantes para avaliação do comportamento humano, especialmente, em potenciais consumidores, hipoteticamente, parte-se de que uma das grandes consequências da impulsividade são causadores de uma má gestão do consumo, consecutivamente, a forma de manuseio econômico, a qual, tem como justificativa à avaliação entre os construtos (Alves & Dias, 2019; Alves, 2022; Gonçalves, 2021). Participaram do estudo 221 consumeristas com idade acima de 18 anos na cidade de Natal-RN. A referida amostra foi avaliada no pacote estatístico GPower 3.2, o qual, apresentou indicadores estatísticos que garantiram que o ‘n’ coletado era suficiente para a realização da pesquisa. O estudo consistiu no envio de questionários pelo Google Docs, composto pela Escala de Impulsividade de Barratt (Barratt & Patton, 1983; Pechorro et al., 2017), Escala de Impulsividade de Dickman (Dickman, 1990), Escala de dependência de compras (Andreassen et al., 2015) e Questionário demográfico e econômico. Os achados deste estudo revelaram que as escalas foram fidedignas, com alfas acima do critério psicométrico esperado (> 0,70), garantindo a consistência dos constructos na amostra coletada. Destaca-se que o modelo teórico estabelecido foi refutado, originando um modelo alternativo, o qual, corroborado, a saber: a impulsividade de Barratt influenciou a impulsividade de Dickman (l = 0,85), com esta última variável influenciando a dependência de compras (l = 0,82), com todas as associações positivas. Realizou-se uma ANOVA, associada ao teste post-hoc de Scheffé, com os resultados revelando que os escores médios, foram significativos para o efeito direto da Impulsividade Barratt e Dickman, os quais apresentaram maiores escores em relação a dependência de compras. Também, observou-se resultado significativo no efeito de interação Impulsividade Barratt versus Impulsividade de Dickman com maiores escores no nível alto destes construtos em relação a dependência de compras.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevenVImulti2024-014

Publicado

2024-07-02