As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas práticas de accountability dos Institutos Federais (IFs) mineiros

Autores

  • Welesson Flávio da Silva
  • Tainá Rodrigues Gomide Souza Pinto

Palavras-chave:

TICs, Accountability, Transparência, Participação popular, Responsabilização.

Resumo

O presente estudo explora a relação entre as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a accountability nos institutos federais mineiros (IFs). O objetivo é identificar quais as principais contribuições das TICs para a melhoria da accountability dos institutos federais mineiros. O estudo adota uma abordagem qualitativa e classifica-se como pesquisa documental descritiva. Para coleta, análise e interpretação dos dados utiliza-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). A literatura aponta que as TICs podem ser um instrumento fundamental para fortalecer práticas de accountability. Através da disponibilização de informações públicas de forma transparente e acessível, as TICs permitem que as partes interessadas acompanhem as ações dos gestores e cobrem a responsabilização quando necessário. Os principais resultados demonstram que as TICs são utilizadas como mecanismos que facilitam ou mesmo se encarregam de tais práticas. A prática de transparência, em especial, utiliza-se desses mecanismos, seja por meio de redes sociais na publicização e interação social ou por intermédio de sistemas como fala.BR, além dos próprios portais institucionais dos institutos federais. A Lei de Acesso à Informação (Lei Nº 12.527/2011) representa um marco importante na promoção da transparência pública no Brasil e corrobora significativamente com os achados. Ao garantir o acesso à informação pública de forma ampla e gratuita, a lei contribui para o fortalecimento da accountability e da participação popular. Conclui-se que as TICs possuem um papel fundamental na promoção da accountability. Ao possibilitar a transparência, a participação popular e a responsabilização dos gestores, o que contribui para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. O presente resumo apresenta uma visão geral da relação entre as TICs e a accountability. É importante ressaltar que a temática é complexa e exige estudos aprofundados que considerem as diferentes variáveis que influenciam a accountability.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevenVImulti2024-003

Publicado

2024-07-02