Comparativo entre as características aerodinâmicas da asa e da empenagem horizontal em aeronave da competição aerodesign SAE – Brasil

Autores

  • Kelmy Ângelo de Figueiredo Alves
  • Luis Morão Cabral Ferro

Palavras-chave:

Aerodinâmica, Perfil de asa, Empenagem horizontal, XFLR5, Análise comparativa, Desempenho aerodinâmico.

Resumo

Neste artigo se apresenta a análise comparativa do comportamento aerodinâmico de asa e empenagem ou estabilizador horizontal para aeronaves de pequeno porte características da competição SAE Aerodesign. O software usado para cálculo das características aerodinâmicas dos elementos sustentadores foi o XFLR5. O objetivo da pesquisa foi a seleção dos perfis aerodinâmicos mais adequados do estabilizador horizontal, visando melhorar o desempenho e a eficiência de aeronaves projetadas para baixas velocidades. Utilizando o XFLR5, com o método da malha de vórtices, foram analisados diversos aspetos aerodinâmicos, como as curvas do coeficiente de sustentação, do coeficiente de sustentação em função do coeficiente de arrasto, do coeficiente de momento e da eficiência aerodinâmica em função do ângulo de ataque. O perfil selecionado para asa foi o Selig 1223 RTL e para a empenagem horizontal os perfis NACA0012H, NACA0012 e NACA2412. Foram efetuados cálculos para o escoamento em torno da asa, em torno das três empenagens horizontais e em tornos das três combinações da asa com as diferentes geometrias de empenagem. São apresentados resultados relativos à evolução dos coeficientes aerodinâmicos e da eficiência aerodinâmicas com o ângulo de ataque para as geometrias já referidas.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevenIengineering-057

Publicado

2024-06-13