O ministério de pregação e ensino das Testemunhas de Jeová: Uma revisão bibliográfica e documental narrativa

Autores

  • Álaze Gabriel do Breviário

Palavras-chave:

Ministério de pregação e ensino, Proselitismo, Russelismo, Torre de Vigia, Testemunhas de Jeová.

Resumo

A maior base bíblica para a realização da obra de pregação e ensino pelos cristãos é a ordem proferida por Jesus Cristo antes de ele ascender ao céu, e está registrada em Mateus 28:19, 20. O início de tal obra de pregação/instrução e ensino foi no dia de Pentecostes de 33 da Era Comum (depois de Cristo), e permanece até hoje, conforme foi profetizado por Jesus em Mateus 24:14. Este artigo tem como objetivo apresentar e explanar como é realizado mundialmente o ministério de pregação e ensino das Testemunhas de Jeová, refinando-os com base no ententimento científico e nas experiências teológico-ministeriais do autor. Para tanto, conduz, sob o paradigma neoperspectivista giftedeano, e método hipotético-dedutivo, um levantamento bibliográfico e documental narrativo, relacionando o ministério de pregação e ensino desses religiosos como seus ensinos, práticas e procedimentos teocráticos, baseados em sua teologia neocristã. Conclui-se que: a) como cristãos, somos exortados, orientados, ordenados por Jesus a pregar e ensinar as boas novas do Reino a todas as pessoas, sem discriminação de idade, condição socioeconômica, quadro clínico, orientação sexual, raça, etnia, cor, religião, nível intelectual e cognitivo, profissão, onde quer que elas estejam; b) o ministério de pregação e ensino inclui os testemunhos formal, informal e híbrido, cujas características são apresentadas e comparadas no decorrer do artigo; c) como práticas proselitistas das Testemunhas de Jeová, sua pregação e ensino contribuem para a construção do conceito de dignidade da pessoa humana.

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-187

Publicado

2024-04-19