Implementação de um programa de formação contínua dos professores por parte do psicólogo da educação para assegurar a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais nas escolas do ensino primário - Caála

Autores

  • Carlos Gabriel Henrique
  • Moisés Muatenda Chilala
  • Inácia Diogo do Espírito Santo

Palavras-chave:

Programa de formação contínua dos professores, Psicólogo da educação e inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Resumo

O presente projecto final de curso comuna tem como objectivo geral implementar um programa de formação contínua  dos professores que permite a realização da inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Escolas do ensino Primária nº 11 -  Cangola e a Escola  Primária nº 1 Augusto Ngangula do município da Caála; Tendo como situação problemática a falta de um programa de formação contínua dos professores por parte do psicólogo da educação dificulta assegurar a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Escolas em referência. Quanto ao tipo de abordagem optou-se na quanti-qualitativa, sendo o tipo de investigação foi descritiva. Em relação a metodologia na presente investigação foram usados métodos teóricos de nível teórico como: análise bibliográfica e análise - síntese; e métodos de nível empírico como: observação e inquérito por questionário. Em função dos métodos aplicados os resultados da investigação evidenciaram que a formação contínua dos professores por parte do psicólogo da educação nas Escolas do Ensino Primário do município da Caála foi caracterizada como débil, uma vez que, maior parte dos professores nunca participaram em nenhuma formação contínua sobre inclusão educativa, educação especial de alunos com Necessidades Educativas Especiais. As causas da não realização da formação contínua dos professores na perspectiva inclusiva na escola em referência foram: falta de um programa da escola sobre formação contínua, falta de psicólogo da educação na escola para garantir esta formação, falta de verbas financeiras e outras. A proposta do programa de formação contínua elaborado permite capacitar ou potenciar os professores com conhecimentos científicos por intermédio do psicólogo da educação para assegurar a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Escolas do Ensino Primário no município da Caála.

 

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-172

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Publicado

2024-04-18