Um olhar para a família da pessoa com Transtorno do Espectro Autista: Análise da literatura recente

Autores

  • Ana Carolina Gonçalves Correia
  • Isabel Freitas Cunha

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Neurodesenvolvimento, Desenvolvimento infantil.

Resumo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação, interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento e interesses. Isso resulta em prejuízos nas atividades sociais, ocupacionais e outras. Família e escola enfrentam desafios na socialização e aprendizagem das crianças com TEA, desde a observação dos primeiros sintomas até as intervenções terapêuticas e escolares. A família é o primeiro ambiente de socialização e desempenha papel fundamental no cuidado e desenvolvimento da criança com TEA. A escola também tem um papel crucial na socialização e aprendizagem, necessitando de adaptações pedagógicas, recursos didáticos e formação de professores para promover a inclusão escolar. O estudo realizado buscou mapear a literatura recente sobre o papel da família e escola no contexto do autismo, destacando a necessidade de mais pesquisas nessa área.

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-148

Publicado

2024-04-18