Uma perspectica cognitiva organizacional e do trabalho: Correlatos e diferenças da gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional em profissionais hospitalares

Autores

  • Nilton S. Formiga
  • Karylane Rayssa de Oliveira Pessoa Araújo
  • Renata Rosalina da Silva
  • Marcílio Pereira de Lima
  • Marcia dos Santos Beserra

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Saúde do trabalhador, Organizações públicas e privadas.

Resumo

Introdução: A Gestão do Conhecimento tem importante função na busca pela competitividade e inovação das organizações, bem como, sua implantação no âmbito organizacional é complexa. Com isso, exige-se das empresas a construção de competências essenciais para melhoria contínua, com base no entendimento básico de aspectos relativos à cultura organizacional e gestão sistêmica dos processos, especialmente do processo de aprendizagem organizacional. A pandemia trouxe diversos desafios às organizações, inclusive no tocante organiação e manuteção desta gestão e sua influência na aprendizagem organizacional. Objetivo: verificar relização entre a gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional em profissionais hospitalares antes e depois do isolamento social pela COVID-19. Amostra: 30 profissionais da área da saúde, dos municípios de João Pessoa/PB (15 – antes da Covid) e Natal/RN (15 – depois da Covid) responderam a escala de gestão do conhecimento, escala de oportunidades de aprendizagem e questões sociodemográficas. Resultados: Todas as escalas apresentaram indicadores de consistência interna > 0,70, garantindo a mensuração do construto; observaram-se relações positivas e significativas, entre a gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, tanto a amostra total, quanto na amostra dos profissionais antes e depois do isolamento social, porém,  para os profissionais antes do contexto de Covid, as relações foram > 0,50. Na Anova, houve diferença apenas na aprendizagem organizacioal nos profissionais antes do contexto pandêmico. Discussão: As formas de gerir saber, conhecimento e cultura contribui para o aprender o sistema e dinâmica laboral, a qual, foi mais eficiente antes do isolamento social; para este desenvolvimento o gestor tem grande importância, pois é responsavel para as demandas normativas e profissionais da organização. Conclusão: É preciso desenvolver e manter um programa de treinamento entre a gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional para facilitar coditianmente a captação de conhecimentos individual e coletivo para um ambiente de trabalho produtividade.

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-139

Publicado

2024-04-18