As tecnologias digitais da informação e comunicação como facilitadora no acolhimento de estudantes da educação infantil: Lípicos e neuroatípicos

Autores

  • Augusto Schwager de Carvalho
  • Daiane Fernandes Gomes de Alexandria
  • Adriana da Silva Lisboa Tomaz

Palavras-chave:

Acolhimento, Educação infantil, E-book, Tecnologias digitais da informação e comunicação, Transtorno do espectro autista.

Resumo

O presente relato de caso se propõe a apresentação do processo de desenvolvimento e distribuição do e-book intitulado “Bem-vindos ao Núcleo Avançado de Educação Infantil (NAEI) Sebastião Luiz Tatagiba”, realizado em uma escola municipal de Niterói – RJ. O livro digital foi compartilhado com os estudantes da escola através dos seus responsáveis, em especial para os responsáveis dos estudantes com o Transtorno do Espectro Autista. O objetivo do e-book é possibilitar a “antecipação visual” do espaço escolar e, conhecer a equipe diretiva e professores que os irão acolher.  Inicialmente apresentaremos a importância do acolhimento na educação infantil e a necessidade de pensarmos na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Em seguida, relataremos como foi desenvolvido e distribuído o e-book para os responsáveis. Finalizaremos o trabalho apresentando as conclusões sobre a criação do E-book, sua aplicabilidade e sugerindo a sua replicabilidade em outras escolas de Niterói e também em âmbito nacional, por se tratas de uma prática exitosa visando uma maior inclusão.  

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-058

Publicado

2024-03-22