“Conhecendo os meus amigos”: Um relato de caso do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação infantil

Autores

  • Augusto Schwager de Carvalho
  • Magno Antonio Martins Cardoso
  • Paulo Victor Carvalho
  • Adriana da Silva Lisboa Tomaz

Palavras-chave:

Convivência, Educação infantil, Tecnologias digitais da informação e comunicação, Mascote virtual.

Resumo

O trabalho aponta, ainda que de forma reduzida, os principais conceitos e amparos legais que regem a educação infantil no Brasil e, na sequência, apresentamos a relação desta etapa da educação básica com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Descrevemos a experiência realizada em uma turma da educação infantil, com alunos de 4 e 5 anos de idade, com a utilização da Inteligência Artificial para trabalhar o campo de experiência “O eu, o outro e o nós”. Finalizamos o relato propondo que a experiência seja replicada em diferentes escolas do Brasil, públicas ou privadas, mediante sua relevância e replicabilidade.

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-056

Publicado

2024-03-22