Educação, corporeidade e literatura: Relações possíveis
Palavras-chave:
Literatura, Corporeidade, Ambiência, Poesia slam.Resumo
As metodologias educacionais centradas em desenvolver a capacidade interpretativa, a partir de uma lógica da representação do conhecimento, que privilegia a racionalidade, relegando a sensibilidade e a percepção a uma categoria de conhecimento duvidoso, impreciso, valorizando a chamada “educação da cabeça”, relegam o lugar do corpo enquanto possibilidade e condição de apreensão da realidade. Concepções baseadas em dicotomias que reduzem o conhecimento ao seu aspecto reflexivo e conceitual, distancia-o dos movimentos, das vivências e experiências advindas da relação do ser no/do/com (o) mundo. É a partir dessas considerações que a compreensão do corpo como base da nossa integração com o mundo precisa configurar nos objetivos e práticas educacionais, uma vez que sem o corpo não há mundo e sem o mundo não há corpo. O objetivo proposto aqui é discutir a importância da ambiência e suas relações intercorpóreas no ensino de literatura, em especial, na poesia slam.