Potencialidades de uma aula dialógica

Autores

  • Iara Maria Mora Longhini
  • Jaime Pacheco da Silva Filho

Palavras-chave:

Formação docente, Reflexão educacional, Projetos interdisciplinares.

Resumo

A Resolução do Conselho Universitário (CONSUN) nº 32/2017 traz no seu bojo a previsão dos Projetos Interdisciplinares (PROINTER), que visam permitir a ocorrência da troca de experiências e reflexão sobre as peculiaridades do fazer docente (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 2017). Aludidos projetos objetivam a reflexão sobre o fazer docente, permeados pela experiência prática trazida pelos estudantes das licenciaturas, professores universitários e professores da educação básica. O exercício da prática educativa não se constitui em uma tarefa simples, pois não é possível antever todas as ocorrências possíveis nesse ambiente. Portanto, com vistas a dotar o docente de experiências em que possa se ancorar, busca-se através da problematização de situações típicas deste ambiente dotar o professor de um arcabouço teórico-prático capaz de orientar as suas ações futuras. Assim, se estabelece um compromisso com o processo formativo que, acaso não ocorresse, ficaria comprometido pela incompletude de não conseguir aliar a teoria à prática.

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-024

Publicado

2024-03-22