ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS PARA ALIVIAR A SOBRECARGA EMOCIONAL DURANTE A GRADUAÇÃO MÉDICA: RELATANDO EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Joana Ribeiro dos Santos Cavalcanti
  • Laura Kirzner
  • Leonardo Temóteo Wanderley de Jesus Correia
  • Maria Eduarda Lyra Scala
  • Maria Eduarda Ribeiro Pardauil Alves
  • Mayanny Carlla Barbosa Nunes
  • Alba Letícia Peixoto Medeiros

Palavras-chave:

Acadêmicos, Graduação médica, Saúde mental

Resumo

INTRODUÇÃO: A graduação médica é um momento de imersão na conquista de tornar-se um profissional de excelência capaz de diagnosticar doenças e cuidar de vidas. Ao passo que se dedica em absorver mais conhecimentos, os acadêmicos se expõem às consequências emocionais e psicossociais do esforço mental demasiado e empenho intenso ao longo do curso. É fundamental resolver precocemente os gargalos da saúde mental estudantil. OBJETIVO: Relatar estratégias observadas em instituições de ensino superior médico que objetivam aliviar a sobrecarga emocional de seus alunos. MÉTODO: Conjunto de relatos de experiências acadêmicas, baseado na observação e convivência de estudantes de ciências médicas, com análise retrospectiva e crítica das estratégias universitárias utilizadas para o alívio socioemocional, existentes em IES públicas e privadas, dos estados de Alagoas e Rio de Janeiro. RELATOS DE EXPERIÊNCIA: Foram relatadas estratégias de consultas agendadas de psicoterapia com enfoque no cotidiano psicopedagógico; formulários de triagem psicológica para reconhecimento de sintomas e histórico individual; espaços de convivência e descontração entre o corpo estudantil; e sessões abertas de práticas integrativas e complementares de saúde. CONCLUSÃO: O alívio psicoemocional é uma preocupação das IES observadas, prevenindo o surgimento de transtornos psiquiátricos e aliviando precocemente sintomatologias prejudiciais à saúde mental ao longo da dedicação universitária.

Downloads

Publicado

2025-06-06

Edição

Seção

Articles