ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS PARA ALIVIAR A SOBRECARGA EMOCIONAL DURANTE A GRADUAÇÃO MÉDICA: RELATANDO EXPERIÊNCIAS
Palavras-chave:
Acadêmicos, Graduação médica, Saúde mentalResumo
INTRODUÇÃO: A graduação médica é um momento de imersão na conquista de tornar-se um profissional de excelência capaz de diagnosticar doenças e cuidar de vidas. Ao passo que se dedica em absorver mais conhecimentos, os acadêmicos se expõem às consequências emocionais e psicossociais do esforço mental demasiado e empenho intenso ao longo do curso. É fundamental resolver precocemente os gargalos da saúde mental estudantil. OBJETIVO: Relatar estratégias observadas em instituições de ensino superior médico que objetivam aliviar a sobrecarga emocional de seus alunos. MÉTODO: Conjunto de relatos de experiências acadêmicas, baseado na observação e convivência de estudantes de ciências médicas, com análise retrospectiva e crítica das estratégias universitárias utilizadas para o alívio socioemocional, existentes em IES públicas e privadas, dos estados de Alagoas e Rio de Janeiro. RELATOS DE EXPERIÊNCIA: Foram relatadas estratégias de consultas agendadas de psicoterapia com enfoque no cotidiano psicopedagógico; formulários de triagem psicológica para reconhecimento de sintomas e histórico individual; espaços de convivência e descontração entre o corpo estudantil; e sessões abertas de práticas integrativas e complementares de saúde. CONCLUSÃO: O alívio psicoemocional é uma preocupação das IES observadas, prevenindo o surgimento de transtornos psiquiátricos e aliviando precocemente sintomatologias prejudiciais à saúde mental ao longo da dedicação universitária.