Diagnóstico precoce e intervenções no Transtorno do Espectro Autista: Uma revisão
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista (TEA), Diagnóstico precoce, IntervençõesResumo
INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento, com repercussão na capacidade de interação social, comunicação, associado a comportamentos repetitivos e estereotipias. No entanto, a apresentação clínica da doença não ocorre de forma linear. Por isso, diversos pacientes recebem o diagnóstico tardiamente. OBJETIVOS: Tendo em vista a importante repercussão da doença atualmente, este estudo tem como objetivo elucidar a importância do diagnóstico precoce para o prognóstico do Transtorno do Espectro Autista. METODOLOGIA: O estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão integrativa da literatura, por meio de pesquisas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e SciELO. Como termos norteadores da busca, foram escolhidas as palavras: “Transtorno do Espectro Autista”, “Diagnóstico Precoce” e “Intervenções”. RESULTADOS: Estudos demonstram que o acesso aos meios de saúde e educação da população são determinantes para o diagnóstico precoce do transtorno. O diagnóstico precoce pode proporcionar intervenções e melhorar o prognóstico de desenvolvimento da criança devido a capacidade de remodelação e neuroplasticidade e crianças mais jovens. CONCLUSÃO: Conclui-se, portanto, que o Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento que apresenta melhor prognóstico quando diagnosticado de forma precoce e a principal intervenção é a abordagem multidisciplinar.