A EFETIVIDADE DAS FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS NO ATENDIMENTO AO CLIENTE
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv14n7-012Palabras clave:
Comportamento do consumidor, Atendimento ao público, Indicadores de desempenhoResumen
Para melhorar o relacionamento com o cliente, face a um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e centrado na experiência do consumidor, as empresas têm investido intensamente em ferramentas estratégicas para agilizar, responder e atender às demandas de mercado, tudo isso, pensando na satisfação do cliente e, na consequente, fidelização do freguês, fator determinante para o sucesso e a longevidade da empresa no mercado. Entretanto, a efetividade dessas ferramentas depende de uma integração harmoniosa entre tecnologia e humano; e, naturalmente, de uma abordagem centrada no cliente. Quando bem implementadas, as ferramentas melhoram a eficiência do atendimento e fortalecem a relação com o cliente, promovendo fidelização cliente/empresa, satisfação a longo prazo e sucesso organizacional. Neste artigo, foram avaliadas, referentes aos pontos positivos e aos pontos negativos, as seguintes ferramentas: PDCA, SWOT, CRM (Customer Relationship Management), Chatbots e Assistentes Virtuais, Ferramenta de Gestão de Feedback, Plataforma de Atendimento Omnichannel e Ferramentas de Automação de Marketing (Marketing Automation), que oferecem uma base sólida para identificar oportunidades, entender como se comportam os consumidores e, consequentemente, promover um relacionamento mais personalizado e eficiente, para atender à demanda e possibilitar à empresa atingir a meta pretendida em um mercado cada vez mais tecnológico, em que a agilidade e a excelência no atendimento ao público são determinantes para o sucesso e a longevidade de uma empresa no mercado. Então, é possível observar que quando utilizadas de forma contínua e colaborativa, as ferramentas estratégicas tornam-se essenciais ao desenvolvimento de um atendimento mais eficiente.
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