A LEI ROUANET NAS PRODUÇÕES DA BROADWAY E NO TEATRO DE CELEBRIDADES

Autores

  • Vinícius Mizumoto Mega

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv15n7-002

Palavras-chave:

Lei Rouanet, Broadway, Teatro, Marketing institucional

Resumo

O artigo tem como objetivo mostrar, por meio de entrevistas com representantes de empresas privadas e de instituições públicas, diretores de projetos patrocinados e inviabilizados por meio da Lei Rouanet e de um levantamento quantitativo das peças de teatro patrocinadas no ano de 2011 por meio da renúncia fiscal da Lei Rouanet, a existência de uma concentração de recursos de isenção fiscal da Lei Rouanet em produções da Broadway e em atores e diretores consagrados pela mídia em detrimento de autores e diretores e atores desconhecidos da imprensa. Dessa forma, as grandes empresas beneficiam espetáculos que dão retorno financeiro e de marketing institucional, a cultura do entretenimento que busca divertir e agradar ao "grande público". Pesquisa do Ministério da Cultura constatou a existência de uma concentração de 50% dos recursos em apenas 3% dos proponentes. O referencial teórico foi extraído de autores como Adorno; Horkheimer; Abreu; Barichello; Barbalho; Botelho; Bourdieu; Coelho; Cruz; Debord;Fragoaz; Katz;Moreira; Ortiz; Rubim.

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Publicado

2025-07-09