CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS À EDUCAÇÃO E À APRENDIZAGEM: ESBOÇANDO CONCEITOS E PRÁTICAS

Autores

  • Adriano Rosa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv15n5-001

Palavras-chave:

Educação, Neurociências, Aprendizagem

Resumo

Introdução: o estudo buscou mostrar como o conhecimento e a compreensão acerca dos mecanismos cerebrais envolvidos na cognição possibilita orientar, mais efetivamente, a escolha de ações mais apropriadas, cujo efeito é a aprendizagem. Objetivo: destacar algumas contribuições do conhecimento teórico-científico sobre as contribuições das neurociências ao campo educacional e às práticas que nele ocorrem. Métodos: optou-se pela pesquisa qualitativa descritiva, com vistas a investigar o tema proposto, por meio de revisão bibliográfica e abordagem descritiva qualitativa, de modo que o estudo se apoiou em dados qualitativos acerca do objeto analisado, tendo por objetivo suscitar debates e interpretações. Nessa direção, buscou-se o referencial teórico de estudiosos do tema, como Izquierdo, Lent, Guerra, Herculano-Houzel e Relvas, a título de exemplo. Resultados: revelou-se uma visão de como o cérebro humano aprende e de como se pode tirar proveito desse conhecimento no processo de aprendizagem. Conclusão: o estudo possibilitou chegar a resultados acerca da aprendizagem humana à luz da perspectiva cognitivista, sendo de fundamental importância conhecer o funcionamento do cérebro para uma aprendizagem efetiva e significativa.

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

da Silva, A. R. (2025). CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS À EDUCAÇÃO E À APRENDIZAGEM: ESBOÇANDO CONCEITOS E PRÁTICAS. Revista Sistemática, 15(5), 276–289. https://doi.org/10.56238/rcsv15n5-001