PERFIL DOS PROFESSORES ATUANTES NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ (IFPA): DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO TECNOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv15n5-009Palavras-chave:
Instituto Federal do Pará, Docência, Inovação, Propriedade Intelectual, Educação TecnológicaResumo
O artigo apresenta um estudo sobre o perfil sociodemográfico e profissional dos docentes do Instituto Federal do Pará (IFPA), com foco especial nos professores das áreas técnicas e tecnológicas. A pesquisa, de natureza quantitativa e descritiva, aplicou um questionário eletrônico a docentes dos 18 campi do IFPA, obtendo 165 respostas válidas. Os dados revelam que o corpo docente é predominantemente masculino, de cor parda, com faixa etária entre 31 e 50 anos, e elevado grau de qualificação, sendo a maioria titulada com mestrado ou doutorado. A maioria atua há mais de 10 anos na instituição, principalmente nas áreas de engenharia e ciências exatas. Apesar da ampla qualificação, identificou-se que o conhecimento sobre inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual ainda é moderado, especialmente em relação à propriedade intelectual. O estudo evidenciou que, embora a maioria participe de grupos de pesquisa, apenas uma parcela realiza atividades com foco em inovação e solicitação de proteção intelectual. A falta de conhecimento prático sobre o NIT e o INPI reforça a necessidade de capacitação docente nessas áreas. O trabalho conclui destacando a importância de fortalecer a formação continuada dos professores e fomentar uma cultura institucional voltada à inovação, alinhada ao desenvolvimento regional e às políticas públicas de educação tecnológica.
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