A ATUAÇÃO DO TUTOR NA EDUCAÇÃO ONLINE COM SUPORTE DE TECNOLOGIAS EMERGENTES EDUCACIONAIS

Autores

  • Joelson Miranda Ferreira
  • Juselha Alves dos Santos
  • Roniel Aparecido Domingos
  • Alex Cesário de Oliveira
  • André José dos Santos
  • José Luis dos Santos
  • Jaqueline Enedina da Silva
  • Maria Alcione Ribeiro Barbosa
  • Sidcley Edson Novaes
  • Marla Oliveira Gonçalves Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv15n5-005

Palavras-chave:

Tutoria, Suporte, Tecnologia, Era Digital

Resumo

O estudo sobre a atuação do tutor na educação online com suporte de tecnologias emergentes educacionais investiga o papel fundamental do tutor no processo de mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem, especialmente diante das transformações promovidas pelas tecnologias digitais emergentes. A pesquisa destaca que o tutor não atua apenas como facilitador do conteúdo, mas também como motivador, orientador e mediador da aprendizagem, promovendo a interação entre os alunos, o conteúdo e a plataforma educacional. Com o avanço de tecnologias como inteligência artificial, realidade aumentada, gamificação e ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, a atuação do tutor ganha novas possibilidades e desafios. O estudo aponta que, para garantir uma aprendizagem significativa, é necessário que o tutor desenvolva competências digitais, pedagógicas e comunicacionais, sendo capaz de utilizar tais tecnologias de forma crítica e estratégica. Além disso, enfatiza a importância da formação continuada dos tutores e da valorização de seu papel nos cursos online, visando não apenas o acompanhamento técnico, mas o apoio integral à trajetória dos estudantes. Assim, conclui-se que as tecnologias emergentes, quando bem integradas à prática tutorial, podem potencializar a personalização do ensino, a autonomia discente e a qualidade da educação a distância.

Downloads

Publicado

2025-05-09

Como Citar

Ferreira, J. M., dos Santos , J. A., Domingos , R. A., de Oliveira , A. C., dos Santos , A. J., dos Santos , J. L., da Silva , J. E., Barbosa , M. A. R., Novaes , S. E., & Carvalho, M. O. G. (2025). A ATUAÇÃO DO TUTOR NA EDUCAÇÃO ONLINE COM SUPORTE DE TECNOLOGIAS EMERGENTES EDUCACIONAIS. Revista Sistemática, 15(5), 335–350. https://doi.org/10.56238/rcsv15n5-005