A ATUAÇÃO DO TUTOR NA EDUCAÇÃO ONLINE COM SUPORTE DE TECNOLOGIAS EMERGENTES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv15n5-005Palavras-chave:
Tutoria, Suporte, Tecnologia, Era DigitalResumo
O estudo sobre a atuação do tutor na educação online com suporte de tecnologias emergentes educacionais investiga o papel fundamental do tutor no processo de mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem, especialmente diante das transformações promovidas pelas tecnologias digitais emergentes. A pesquisa destaca que o tutor não atua apenas como facilitador do conteúdo, mas também como motivador, orientador e mediador da aprendizagem, promovendo a interação entre os alunos, o conteúdo e a plataforma educacional. Com o avanço de tecnologias como inteligência artificial, realidade aumentada, gamificação e ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, a atuação do tutor ganha novas possibilidades e desafios. O estudo aponta que, para garantir uma aprendizagem significativa, é necessário que o tutor desenvolva competências digitais, pedagógicas e comunicacionais, sendo capaz de utilizar tais tecnologias de forma crítica e estratégica. Além disso, enfatiza a importância da formação continuada dos tutores e da valorização de seu papel nos cursos online, visando não apenas o acompanhamento técnico, mas o apoio integral à trajetória dos estudantes. Assim, conclui-se que as tecnologias emergentes, quando bem integradas à prática tutorial, podem potencializar a personalização do ensino, a autonomia discente e a qualidade da educação a distância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Sistemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.