EDUCAÇÃO E GARANTIA DE DIREITOS: A PARCERIA ESTRATÉGICA ENTRE ESCOLA E CONSELHO TUTELAR
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv15n2-004Palavras-chave:
Política Educacional, Conselho Tutelar do Município de Ouro Preto do Oeste, Educação Básica, Intercomunicação InstitucionalResumo
Este estudo explora a interface entre o Conselho Tutelar (CT) e as escolas, focando em seus limites e potencialidades. A pesquisa foi centrada no CT do município de Ouro Preto do Oeste, Rondônia, cobrindo o período de 2001 a 2007. Metodologicamente, o estudo combinou uma revisão bibliográfica e documental com a análise de legislações federais e municipais. O campo empírico foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas e da análise de atas de reuniões administrativas e casos atendidos pelo CT. Os resultados revelaram que a interação entre CT e escolas tende a ser complementar. No entanto, essa relação pode se beneficiar de melhorias estruturais nos CTs e de uma comunicação interinstitucional mais eficiente, potencializando seu impacto positivo nas comunidades educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Sistemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.