EDUCAÇÃO E GARANTIA DE DIREITOS: A PARCERIA ESTRATÉGICA ENTRE ESCOLA E CONSELHO TUTELAR
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv15n2-004Palabras clave:
Política Educacional, Conselho Tutelar do Município de Ouro Preto do Oeste, Educação Básica, Intercomunicação InstitucionalResumen
Este estudo explora a interface entre o Conselho Tutelar (CT) e as escolas, focando em seus limites e potencialidades. A pesquisa foi centrada no CT do município de Ouro Preto do Oeste, Rondônia, cobrindo o período de 2001 a 2007. Metodologicamente, o estudo combinou uma revisão bibliográfica e documental com a análise de legislações federais e municipais. O campo empírico foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas e da análise de atas de reuniões administrativas e casos atendidos pelo CT. Os resultados revelaram que a interação entre CT e escolas tende a ser complementar. No entanto, essa relação pode se beneficiar de melhorias estruturais nos CTs e de uma comunicação interinstitucional mais eficiente, potencializando seu impacto positivo nas comunidades educacionais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Sistemática

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.