EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: O PERFIL EMPREENDEDOR E A CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS

Autores

  • Ana Victória Gomes dos Santos
  • Vívia Pereira de Moraes de Moraes Santos

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv14n7-016

Palavras-chave:

Perfil de novos empreendedores, Gerador de negócios, Global Entrepreneurship Monitor, Índice de empreendedorismo

Resumo

O Empreendedorismo tem papel fundamental no desenvolvimento e na economia do Brasil possibilitando às pessoas uma visão ampla no processo de criação e idealização dos novos negócios, a fim de sobressair as incertezas do desemprego no período de grande dificuldade e desafios. Este artigo tem como objetivo geral realizar uma análise das tendências de empreendedorismo no Brasil com base do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) entre os anos de 2020 a 2023, identificando de forma específica i) conhecer a existência de um perfil do empreendedor brasileiro, ii) analisar dados referentes a criação de novos negócios no Brasil entre 2020 e 2023, e iii) entender o perfil psicossocial dos empreendedores brasileiros. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma abordagem descritiva de tipologia qualitativa, com natureza básica e explicativa, utilizando fontes secundárias artigos, revistas, Ebooks e literatura específica. O Relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) foi uma das principais referências para analisar a crescente do empreendedorismo no Brasil levando em consideração aspectos como perfil empreendedor, motivação para empreender e ter o próprio negócio. Os dados apresentados revelam um perfil predominante masculino no Brasil entre 2021 e 2023 com idade entre 25 a 34 anos, ensino médio completo e com famílias com renda de três até seis salários mínimos. Desse modo, embora as mulheres estejam ativamente envolvidas no âmbito do empreendedorismo a proporção feminina ainda é menor, números que podem ser referente a desafio adicionais, a cultura direcionada a como elas podem conciliar a gestão de empreendimento, trabalho e família, o que influencia diretamente na participação e evolução das mulheres no estágio inicial dos negócios.

Downloads

Publicado

2024-11-22

Como Citar

dos Santos, A. V. G., & Santos, V. P. de M. de M. (2024). EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: O PERFIL EMPREENDEDOR E A CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS. Revista Sistemática, 14(7). https://doi.org/10.56238/rcsv14n7-016