Utilização de estéreis e rejeitos de minério de ferro na infraestrutura de pavimentos rodoviários
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv14n5-020Palavras-chave:
Rejeitos de Minério de Ferro, Pavimentos Rodoviários, Infraestrutura, SustentabilidadeResumo
O aumento na geração de resíduos provenientes das atividades de mineração tem motivado reflexões a respeito da sustentabilidade frente aos graves problemas ambientais e sociais causados pela disposição de tais produtos no meio ambiente. Atualmente, a cultura de disposição dos rejeitos e estéreis de mineração de ferro se baseia na construção de barragens de rejeito e estoque em pilhas de estéril. Estes procedimentos vão totalmente contra a um desenvolvimento sustentável por parte dos empreendimentos minerários, pois demandam grandes áreas do meio ambiente para sua existência, além de não ter finalidade alguma e colocar em risco a vida de populações e biomas vizinhos às minas. Paralelamente, o Brasil ainda passa por outro problema que consiste em melhorar a atual situação das rodovias, em termos de qualidade e de quantidade de estradas pavimentadas. Esse fato compromete seriamente o desenvolvimento econômico interno do país, uma vez que as rodovias são o principal meio de transporte de cargas e representam grande importância para investimentos no setor da indústria em geral. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo propor um destino alternativo para resíduos de mineração de ferro através do seu emprego em camadas de pavimentos rodoviários. A metodologia foi baseada na análise física e mecânica de misturas contendo tais resíduos em ensaios de compactação, CBR e expansão, bem como a posterior comparação dos resultados com as normas vigentes no país, impostas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os resultados obtidos foram bem satisfatórios, alcançando elevados índices CBR e expansões dentro dos limites exigidos.
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