Escola e sociedade

Autores

  • Jonas dos Santos Lima
  • Betijane Soares de Barros

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv14n5-017

Palavras-chave:

Educação, Cidadania, Escola, Sociedade

Resumo

Este artigo denominado de Escola e Sociedade foi motivado pelo intenção em aprofundar seu conhecimento sobre o tema, também na perspectiva de contribuir para o entendimento da escola na sociedade brasileira. Tem portanto, como objetivo compreender a importância da escola na sociedade, bem como compreender seu papel para a formação da cidadania, problematizando destacadamente a função da escola como entidade formadora da cidadania. Adota como metodologia a pesquisa bibliográfica com revisão da literatura que aborda as questões inerentes ao tema com fluxo em autores como Paul e Petry (2020), Portela et. al. (2023), Rocha e Miranda (2023) e outros que abordam de forma específica o assunto pesquisado. Traz uma abordagem sobre o papel da escola na sociedade e para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos. Mostra que uma das funções prioritárias é preparar o aluno para a vida e, concomitantemente para o trabalho e a ascensão social, cujo papel preponderante é levar o aluno a seu pleno desenvolvimento para aproveitar também em plenitude seu potencial e se preparar para o exercício da cidadania e que o papel do professor escola é harmonizar sua prática didático-pedagógica para a formação plena do aluno. Enfim, mostra que a escola é um ambiente de socialização do conhecimento e também um ambiente multicultural, cabendo ao professor e a escola respeitar os limites e a cultura de cada indivíduo, harmonizando as relações sociais.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

Lima , J. dos S., & de Barros , B. S. (2024). Escola e sociedade. Revista Sistemática, 14(5), 1270–1280. https://doi.org/10.56238/rcsv14n5-017