A feição neoconservadora da BNCC e “ideologia de gênero”: Implicações para o fortalecimento da LGBTQIA+fobia nas escolas brasileiras

Autores

  • Alexandre Adalberto Pereira
  • Wollacy Esquerdo Lima
  • Antonio Mateus Pontes Costa
  • Tiago Ruan Pereira e Silva

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv14n4-025

Palavras-chave:

Neoconservadorismo, Ideologia de Gênero, Escola, LGBTQIA+Fobia

Resumo

O presente artigo objetiva promover reflexões teóricas sobre as influências da corrente ideológica neoconservadora sob as decisões curriculares, e suas implicações para o aumento da LGBTQIA+ nas escolas. A escrita do texto baseou-se na revisão teórica bibliográfica enquanto metodologia de pesquisa. Concluiu-se que a LGBTQIA+fobia é intensificada em ambientes escolares a partir das influências neoconservadoras e neoliberais sobre os currículos escolares, como no caso da BNCC, o que tem causado graves consequências em vivências de alunos LGBTQIA+. Ao final, compreendeu-se que os preceitos neoconservadores são alinhados ao neoliberalismo, reprimindo pessoas LGBTQIA+ ao dispor de um modelo unívoco de ser e poder centrado na normatização heterossexual.

Publicado

2024-09-13

Como Citar

Pereira , A. A., Lima , W. E., Costa , A. M. P., & Pereira e Silva , T. R. (2024). A feição neoconservadora da BNCC e “ideologia de gênero”: Implicações para o fortalecimento da LGBTQIA+fobia nas escolas brasileiras. Revista Sistemática, 14(4), 1071–1083. https://doi.org/10.56238/rcsv14n4-025