A religiosidade/espiritualidade e sua abordagem de ensino nos cursos de saúde: Uma revisão de literatura

Autores

  • Luana de Castro Teixeira Bueno

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv14n4-011

Palavras-chave:

Espiritualidade, Religiosidade, Universidade, Estudantes de saúde

Resumo

Introdução: A saúde engloba não somente questões socioeconômicas e políticas, como também abrange a dimensão espiritual, podendo ser entendida pelos aspectos religiosos e espirituais, sendo ambos conceitos divergentes, ainda que complementares. Essa dimensão tem sido cada vez mais pesquisada, tendo o presente trabalho enfoque de seu ensino no ambiente universitário. Objetivo: avaliar como são abordadas a espiritualidade/religiosidade nos cursos de saúde e como os estudantes compreendem a relevância dessas temáticas em sua formação. Metodologia: Trata-se de uma análise qualitativa, na qual se realizou uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada em abril de 2024, sendo utilizadas as bases de dados Lilacs, BVS e SciElo. Os descritores escolhidos foram “religiosidade”, “espiritualidade” e “estudantes da saúde” com o operador booleano “and”. Resultados: Entre os cursos, destacaram-se enfermagem e medicina, tendo sido em menor quantia Psicologia e Odontologia. Além disso, fica claro que as universidades não proporcionam estudos mais aprofundados sobre metodologias de ensino e conteúdo das disciplinas necessários para este preparo, reforçando, por conseguinte, a pouca confiança e hesitação dos profissionais, sejam estes docentes ou não, para abordar estes aspectos durante o processo de formação acadêmica. Conclusão: Faz-se essencial maior investimento e reconhecimento acerca da religiosidade/espiritualidade e sua influência na qualidade de vida dos estudantes, profissionais de saúde e pacientes que, diante das suas fragilidades e vulnerabilidades, possam se sentir humanizados através do acolhimento e da conduta técnica qualificada sobre suas crenças, valores e histórias de vida.

Publicado

2024-08-27

Como Citar

Bueno, L. de C. T. (2024). A religiosidade/espiritualidade e sua abordagem de ensino nos cursos de saúde: Uma revisão de literatura. Revista Sistemática, 14(4), 912–921. https://doi.org/10.56238/rcsv14n4-011