A religiosidade/espiritualidade e sua abordagem de ensino nos cursos de saúde: Uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv14n4-011Palavras-chave:
Espiritualidade, Religiosidade, Universidade, Estudantes de saúdeResumo
Introdução: A saúde engloba não somente questões socioeconômicas e políticas, como também abrange a dimensão espiritual, podendo ser entendida pelos aspectos religiosos e espirituais, sendo ambos conceitos divergentes, ainda que complementares. Essa dimensão tem sido cada vez mais pesquisada, tendo o presente trabalho enfoque de seu ensino no ambiente universitário. Objetivo: avaliar como são abordadas a espiritualidade/religiosidade nos cursos de saúde e como os estudantes compreendem a relevância dessas temáticas em sua formação. Metodologia: Trata-se de uma análise qualitativa, na qual se realizou uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada em abril de 2024, sendo utilizadas as bases de dados Lilacs, BVS e SciElo. Os descritores escolhidos foram “religiosidade”, “espiritualidade” e “estudantes da saúde” com o operador booleano “and”. Resultados: Entre os cursos, destacaram-se enfermagem e medicina, tendo sido em menor quantia Psicologia e Odontologia. Além disso, fica claro que as universidades não proporcionam estudos mais aprofundados sobre metodologias de ensino e conteúdo das disciplinas necessários para este preparo, reforçando, por conseguinte, a pouca confiança e hesitação dos profissionais, sejam estes docentes ou não, para abordar estes aspectos durante o processo de formação acadêmica. Conclusão: Faz-se essencial maior investimento e reconhecimento acerca da religiosidade/espiritualidade e sua influência na qualidade de vida dos estudantes, profissionais de saúde e pacientes que, diante das suas fragilidades e vulnerabilidades, possam se sentir humanizados através do acolhimento e da conduta técnica qualificada sobre suas crenças, valores e histórias de vida.
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