Marketing digital na odontologia: Impactos e desafios

Autores

  • Gabriella Castro de Sousa
  • Viviane Chaves de Almeida
  • Tamires Borges de Lima
  • Simone Sattler Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv14n3-008

Palavras-chave:

Marketing digital, Redes sociais, Odontologia

Resumo

O crescimento exponencial da internet impulsionou o desenvolvimento de redes sociais, como Facebook, YouTube, WhatsApp e Instagram. As mídias sociais se tornaram essenciais para estratégias de marketing, pois abrangem comunicações promovidas por empresas ou prestadores de serviços, que utilizam de recursos digitais para promover suas atividades. Cirurgiões-dentistas, como prestadores de serviço, estão inseridos nesse contexto, pois é uma importante ferramenta para promoção de saúde. A busca por procedimentos estéticos odontológicos, influenciada pela relação entre estética e autoestima, destaca a importância da divulgação dos profissionais nesse campo. Consequentemente, os consultórios odontológicos passam a ser encarados como empreendimentos, demandando estratégias de marketing para atrair e fidelizar pacientes. Assim, o marketing digital surge como uma ferramenta poderosa nesse cenário, permitindo a disseminação de conhecimento e serviços de forma facilitada. No entanto, o conteúdo veiculado nas redes sociais pode divergir do Código de Ética Odontológico, levando a expectativas irreais por parte dos pacientes ou até mesmo à mercantilização da profissão. É fundamental que os cirurgiões-dentistas estejam familiarizados com o Código de Ética para garantir uma prática coerente e segura. Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do marketing digital na divulgação do trabalho odontológico, considerando seus benefícios e potenciais riscos aos pacientes.

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Publicado

2024-07-04

Como Citar

de Sousa, G. C., de Almeida, V. C., de Lima, T. B., & Pinheiro, S. S. (2024). Marketing digital na odontologia: Impactos e desafios . Revista Sistemática, 14(3), 536–541. https://doi.org/10.56238/rcsv14n3-008