Marketing digital na odontologia: Impactos e desafios
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv14n3-008Palavras-chave:
Marketing digital, Redes sociais, OdontologiaResumo
O crescimento exponencial da internet impulsionou o desenvolvimento de redes sociais, como Facebook, YouTube, WhatsApp e Instagram. As mídias sociais se tornaram essenciais para estratégias de marketing, pois abrangem comunicações promovidas por empresas ou prestadores de serviços, que utilizam de recursos digitais para promover suas atividades. Cirurgiões-dentistas, como prestadores de serviço, estão inseridos nesse contexto, pois é uma importante ferramenta para promoção de saúde. A busca por procedimentos estéticos odontológicos, influenciada pela relação entre estética e autoestima, destaca a importância da divulgação dos profissionais nesse campo. Consequentemente, os consultórios odontológicos passam a ser encarados como empreendimentos, demandando estratégias de marketing para atrair e fidelizar pacientes. Assim, o marketing digital surge como uma ferramenta poderosa nesse cenário, permitindo a disseminação de conhecimento e serviços de forma facilitada. No entanto, o conteúdo veiculado nas redes sociais pode divergir do Código de Ética Odontológico, levando a expectativas irreais por parte dos pacientes ou até mesmo à mercantilização da profissão. É fundamental que os cirurgiões-dentistas estejam familiarizados com o Código de Ética para garantir uma prática coerente e segura. Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do marketing digital na divulgação do trabalho odontológico, considerando seus benefícios e potenciais riscos aos pacientes.
Referências
SIMPLÍCIO, A. H. M. Social media and Dentistry: ethical and legal aspects. Dental Press J Orthod, v. 24, n. 6, p. 80-89, nov./dez.2019.https://doi.org/10.1590/2177-6709.24.6.080-089.sar
ROSÁRIO, A. C. A.; RIBEIRO, M. S.; GALLITO, M. A.; DE SOUZA, C. S. Odontologia estética e as redes sociais no mundo contemporâneo. Revista Interface – Integrando Fonoaudiologia e Odontologia, v. 1, n. 2, jul/dez. 2020. http://www.revistas.uniflu.edu.br:8088/seer/ojs-3.0.2/index.php/interface/article/view/349
DE LIRA, A. D. L. S., & MAGALHÃES, B. M. Digital marketing in dentistry and ethical implications. Brazilian Dental Science, v. 21, n. 2, 237-246, 2018. https://doi.org/10.14295/bds.2018.v21i2.1524
CAMARGOS, B. S. F..; ALVES, M. C. O.; CARVALHO, T. A.; MACHADO, F. C. The technological revolution and the benefits of digital marketing supported by dental ethics: integrative literature review. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. e540101321622, 2021.https://doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21622
RITOSSA, C. M. Marketing pessoal: quando o produto é você. 1.ed. Curitiba: IBPEX, 2009.
PALMEIRA, R. Etiqueta empresarial e marketing pessoal. Rio de Janeiro: Alta books, 2014.
SIVRIKAYA, P.; YILMAZ, O.; SIVRIKAYA, E. C. Dentist–patient communication on dental anxiety using the social media: A randomized controlled trial. Scand J Psychol, v. 62, n. 6, p. 780-786, 2021. doi: 10.1111/sjop.12769.
Conselho Federal de Odontologia. Resolução Nº 196 de 29 de janeiro de 2019. Rio de Janeiro: CFO; 2019 [Acesso em: 20 de Maio de 2024]. Disponível em: http://www.cfo.org.br.
Conselho Federal de Odontologia. Código de ética odontológico. Disponível em: http://cfo.org.br/wp-content/uploads/2009/09/codigo_etica.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2024.
EMILIANO, G. B. G., OLIVEIRA, C. C. A., & SANTOS, M. M. (2022). Estratégias de publicidade no instagram® utilizadas por cirurgiões-dentistas. Revista Brasileira de Odontologia Legal, 9(1). https://portalabol.com.br/rbol/index.php/RBOL/article/view/406/308
BLEICHER, L. CANGASSU, MCT. Evolução das desigualdades na distribuição de dentistas do Brasil. Ciênc. saúde coletiva. 2024;29(1). https://doi.org/10.1590/1413-81232024291.15942022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica Sistemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.